Hoje ao contrário do habitual sou eu que escrevo a introdução desta receita e não a Sónia. Fiz questão de que esta fosse escrita por mim porque a verdade é que esta receita significa muito para mim. Podia ser só mais um de muitos clichés usados em tantas introduções por esse mundo fora, mas não é.
Tudo o que são grelhados desperta em mim memórias inesquecíveis, e sensações de infância que são muito difíceis de explicar. De certo que cada um de vós possui aqueles momentos únicos, aqueles frames que só vocês tem gravado na memória e que por certo vos irão acompanhar durante toda a vida. Para mim pratos grelhados lembram-me muito a minha relação com o meu pai. Temos muitos altos e baixos, muitos gritos como todas as relações saudáveis de pai e filho, mas temos sobretudo uma grande amizade e companheirismo. O fim de semana em que fizemos esta receita foi muito complicada em termos de saúde por parte do meu pai, e é por isso que escrevo com o coração ainda mais apertado estas palavras.
O grelhador a carvão é há muito o companheiro do meu pai, ninguém ousa tocar nele com ele por perto! Esta é a sua especialidade, e seja carne ou peixe o especialista é ele. Temos tantas memórias que repetimos sempre que comemos grelhados mas há duas que são recordadas semanalmente, uma delas tem mais de 15 anos, e envolve a minha mãe a tentar tirar o peixe do grelhador com um pincel, sim imaginem a cara de desespero do meu pai a ver o peixe ser despedaçado no fim de tanto trabalho. A outra história que guardo com carinho é o meu regresso de Angola à mais de 3 anos, depois de quase um mês fora a minha mãe perguntou-me o que queria comer. A minha resposta foi migas de couve (tradicionais de Leiria) e peixe grelhado, acreditem ou não mas a partir dai esta é a tradição de sábado ao almoço.
Assim esperançoso de recuperar o ânimo coloquei mãos à obra e parti à conquista deste tomahawk. Tentámos preservar ao máximo a carne mantendo-a o mais natural possível. Para acompanhar escolhemos desta vez um Adega Mayor Dizeres Tinto, um vinho com o carácter genuíno e Alentejano, o corpo do vinho é médio e a acidez muito equilibrada, suave e elegante. Na nossa opinião foi a opção perfeita para começar a criação de novas tradições e novos momentos em família. Cada um à sua maneira deve tentar Abrir os Sentidos à Interpretação.
Receita desenvolvida para a Adega Mayor
Please scroll down to English Recipe
BIFE TOMAHAWK GRELHADO COM BATATA HASSELBACK E TOMATE CEREJA NO FORNO
Serve 4-6 pessoas
INGREDIENTES
Bife Tomahawk
Bife Tomahawk (+/- 1300g com osso)
Sal grosso
Batata Hasselback
Batatas
2 dentes de alho
Sal q.b.
Pimenta q.b
Pimentão doce q.b.
Azeite q.b.
1 ramo de alecrim
Tomate Cereja
Tomate cereja
2 dentes de alho
1 cebola roxa
Sal q.b.
Pimenta q.b
Vinagre Balsâmico q.b.
Azeite q.b.
1 ramo de alecrim
1 folha de louro
PREPARAÇÃO
Faça a Bife Tomahawk
Para assar o bife o ideal será a utilização de um grelhador a carvão, caso tal não seja possível utilize um grelhador de fogão.
Tempere a carne com sal bem grosso momentos antes de a colocar no grelhador.
Se utilizar o grelhador de fogão comece por selar o bife, incluindo as suas laterais, até que as marcas do grelhador fiquem visíveis.
Depois de selado o bife, coloque o mesmo num tabuleiro e leve ao forno a 175ºC durante cerca de 15 minutos. O tempo de assadura dependerá do gosto de cada um. Pode ainda optar por adicionar ao tabuleiro dois dentes de alho esmagados, pimenta q.b. e um ramo de alecrim.
Faça o Batata Hasselback
Lave bem duas batatas por pessoa, estas deverão ser de tamanhos semelhantes, para que a cozedura das mesmas seja uniforme.
Coloque duas colheres de pau sob a tábua de corte, de modo a que a batata fique presa entre os dois cabos das colheres.
Com uma faca bem afiada faça cortes verticais na batata. As colheres de pau irão impedir que a batata seja cortada por completo. Tente fazer os cortes o mais próximo possível para que as fatias fiquem o mais finas e estaladiças possíveis no fim.
Coloque as batatas num tabuleiro e tempere com o alho esmagado, o azeite, o sal, a pimenta, o pimentão doce e o ramo de alecrim.
Leve ao forno cerca 1h30 a 175 ºC até que as fatias estejam estaladiças.
Faça o Tomate Cereja
Comece por lavar os tomates e cortar os mesmos, pode optar por cortá-los em metades ou com formatos irregulares.
Disponha os tomates no fundo de um tabuleiro e tempere com o sal, a pimenta, o louro, os dentes de alho esmagados, a cebola roxa picada finamente, o alecrim, o azeite e o vinagre balsâmico.
Mexa todos os ingredientes para que o tempero seja uniforme. Leve o tabuleiro ao forno por cerca de 30 minutos a 175 ºC.
Na Hora de Servir
Transfira o bife Tomahawk para uma tábua de madeira e fatiar a carne com uma faca bem afiada. Sirva juntamente com as batatas hasselback e o tomate cereja.
Para terminar, Abra os sentidos à Interpretação com um Adega Mayor Dizeres Tinto (disponível na Loja Online da Adega Mayor e em super e hipermercados).
Bom Apetite!
TOMAHAWK STEAK WITH HASSELBACK POTATO AND ROASTED CHERRY TOMATO
Serves 4-6 persons
INGREDIENTS
Tomahawk Steak
Tomahawk steak (+/- 1300g with bone)
Salt, q.b.
Hasselback Potato
Potatoes
2 garlic cloves
Salt q.b.
Pepper
Sweet pepper q.b.
Olive oil q.b.
1 bunch of rosemary
Cherry Tomato
Bunch of Cherry tomato
2 garlic cloves
1 red onion
Salt q.b.
Pepper
Balsamic vinegar q.b.
Olive oil q.b.
1 bunch of rosemary
1 bay leaf
PREPARATION
Make the Tomahawk Steak
To cook the steak, the ideal is to use a charcoal grill, if not possible, use a stove grill.
Season the meat with very thick salt just before placing it on the grill.
If using the stove grill, start by sealing the steak, including its sides, until the grill marks are visible.
After the steak is sealed, place it on a tray and bake at 175ºC for about 15 minutes. The roasting time will depend on the taste of each one. You can also choose to add to the tray two crushed garlic cloves, pepper to taste and rosemary branch.
Make the Hasselback Potato
Wash two potatoes well per person, they should be of similar sizes, so that they are cooked evenly.
Place two wooden spoons under the cutting board, so that the potato is caught between the two handles of the spoons.
With a very sharp knife make vertical cuts in the potato. The wooden spoons will prevent the potato from being cut completely. Try to make the cuts as close as possible so that the slices are as thin and crispy as possible at the end.
Place the potatoes on a tray and season with the crushed garlic, oil, salt, pepper, sweet pepper and rosemary branch.
Bake about 1h30 at 175 ºC until the slices are crispy and golden.
Make Cherry Tomatoes
Start by washing the tomatoes and cutting them, you can choose to cut them in halves or irregularly shaped.
Arrange the tomatoes at the bottom of a tray and season with salt, pepper, bay leaf, crushed garlic cloves, finely chopped red onion, rosemary, olive oil and balsamic vinegar.
Stir all the ingredients so that the seasoning is uniform. Place the tray in the oven for about 30 minutes at 175 ºC.
Time to Serve
Transfer the Tomahawk steak to a wooden board and slice the meat with a very sharp knife. Serve together with hasselback potatoes and cherry tomatoes.
Finally, open your senses to Interpretation with an AM Dizeres Tinto (available in the Adega Mayor Online Store and in super and hypermarkets).
Enjoy your food!
#pub #thehealthysins #foodlover #foodphotographer #cooklover #adegamayor #vinhotinto #dizeres #tomahawk